Manual ensina a montar sistema de reúso de água da chuva; veja passo a passo

28 de Março de 2015

 

 

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo elaborou um manual com passo a passo para a montagem de um sistema de captação de água da chuva. O material dá dicas de como calcular o tamanho correto do reservatório e alerta sobre os cuidados com o tratamento e armazenamento.

 

Segundo o pesquisador do IPT Luciano Zanella, doutor em engenharia sanitária e autor da cartilha, a captação de chuva é uma alternativa para muitas famílias para reúso na descarga, limpeza de pisos, lavagem de carro e rega de plantas, mas em vários casos a água não é tratada corretamente.

 

O principal alerta da cartilha, voltada para quem não tem conhecimento técnico, é a necessidade do descarte da água da primeira chuva, que "lava" a atmosfera e os contaminantes que ficam na superfície do telhado. O ideal é descartar 2 litros para cada metro quadrado de área de telhado usado na captação.

 

Também é recomendado fazer a filtragem da água, mesmo que de forma simples, com uso de um filtro de malha semelhante ao coador de chá, segundo Luciano Zanella. O manual pode ser visto gratuitamente e está disponível no site do IPT.

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/assunto/captacao-de-agua-da-chuva/1.html
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ARSENIO CONSULTORIA poderá lhe auxiliar tanto na construção de um sistema de captação de água da chuva, como também em sistema de reuso com tratamento da água, entre outras ações do gênero.

Fale Conosco

​© 2021 Arsenio Consultoria-Direitos Reservados