A Importância da Segurança do Trabalho na Empresa

Uma liderança preparada para exercer o seu papel favorece a identificação dos riscos e prevenção de acidentes em uma empresa. O RH e gestores devem atuar de maneira conjunta com os demais funcionários para o reforço da segurança e saúde da instituição.


Um departamento de Recursos Humanos preparado para atender as demandas da instituição possui setores para a gestão da Segurança do Trabalho, além de Medicina do Trabalho, Treinamentos, dentre outros. Assim como nas demais áreas da empresa, a segurança do trabalho junto aos gestores de RH tem a função de garantir o bem estar e qualidade de vida dos empregados, evitando a ocorrência de acidentes, sinistros e doenças laborais.


O Papel do setor de RH e dos gestores


O setor de RH tem uma ampla visão do quadro de funcionários e de identificação dos riscos iminentes de cada função exercida; os gestores lideram através do exemplo no cumprimento e implementação de todas as normas de segurança e saúde do trabalho.


A aplicação das normas de segurança do trabalho deve ocorrer de forma consciente e ser prioridade dos dirigentes da instituição. O RH e gestores também devem fornecer todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) e coletiva (EPCs), além de toda a comunicação institucional para os colaboradores.


É papel do Recursos Humanos e gestores oferecer cursos preparatórios para que o funcionário saiba como executar a sua tarefa no dia a dia da empresa, ampliando a segurança de toda a equipe.


Implementar métodos que garantam a segurança no ambiente laboral é uma das tarefas primordiais de todo departamento de RH e gestores de uma empresa. Os líderes devem valorizar os funcionários e promover a participação ativa de todos, numa confirmação de incentivo aos colaboradores e de rendimento para o empregador. Uma oportunidade para realizar a integração da Segurança do trabalho na empresa é na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).


O departamento também deve se atentar ao cumprimento das regras e procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente e a implantação de programas para o atendimento dos requisitos legais aplicáveis à atividade da empresa.


Dentre os programas que devem ser implantados no local de trabalho, o RH deve executar os seguintes:

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): Tem o objetivo de garantir a integridade física dos funcionários, através da antecipação e reconhecimento dos riscos;

  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): Garante a saúde do conjunto de profissionais da empresa;

Especificamente para os profissionais de Recursos Humanos que sofrem com a pressão do cargo ocupado, é possível atestar a execução de um trabalho de qualidade e menos estressante com técnicas específicas de Saúde e Segurança do Trabalho. Exercícios de alongamento e pausas ao longo da jornada de trabalho favorecem o bem estar laboral e atestam a produtividade.


A Arsenio Consultoria possui uma equipe de bombeiros, Técnicos de Segurança do trabalho e profissionais da área de saúde do trabalho que realizam inúmeros projetos e treinamentos.



Faça uma visita sem compromisso.




#PPRAPCMSOSIPAT #EPL #EPC #ERGONOMIA #INSALUBRE #LAUDO #TREINAMENTO #segurançadotrabalho

Destaque de Postagens
Recentes
Arquivos
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale Conosco

​© 2021 Arsenio Consultoria-Direitos Reservados