
ISO 22001 - Segurança Alimentar
A norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da Alimentação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade.
A norma tem como principio geral a adopção pela organização de um conjunto de requisitos, processos e controlos com o objectivo de mitigarem e gerirem adequadamente o risco da organização.
Milhões de entidades no mundo utilizam as práticas documentadas no Standard e usufruem dos benefícios da sua adoção, sendo que, as entidades que assim o desejem podem também certificarem-se, demonstrando assim de forma idónea que cumprem os requisitos e os processos constantes na norma.
ISO 22001 é uma norma verdadeiramente internacional, adequada a todos os negócios da cadeia alimentar, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.
A ISO 22001 também é adequada para empresas que buscam integrar o seu sistema de gestão da qualidade, por exemplo, a ISO 9001, e o seu sistema de gestão de segurança de alimentos.
A norma combina elementos essenciais e geralmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, incluindo:
-
Comunicação interativa
-
Gestão de sistema
-
Controle de riscos de segurança de alimentos através de programas de pré-requisitos e planos HACCP
-
Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos
Principais vantagens:
Há muitas vantagens ao implementar um sistema de segurança de alimentos.
Primeiro, pois vivemos num cenário pós pandemia (ou em meio á).
Depois, porque é um padrão internacional e abre as portas para fazer negócio dentro e fora do país.
Valoriza seu produto e possibilita estabelecer relações comerciais com clientes mais exigentes.
Vantagens internas, pois toda metodologia ISO de gestão proporcionará ao seu negócio alto nível de maturidade, visibilidade e estratégia gerencial. Com ênfase sobre a metodologia PDCA (Plan – Do – Check – Act). Propõe uma separação em dois ciclos. Sendo o primeiro, focado em sistema de gestão. Enquanto que o segundo, é focado na operação abrangendo os princípios de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
As consequências do consumo e fornecimento de alimentos inseguros podem ser graves e os padrões de gestão de segurança de alimentos da ISO ajudam as organizações a identificar e controlar os riscos à segurança de seus produtos.
A Norma ISO 22000 proporciona benefícios tanto para e empresa que implementa quanto para os fornecedores, clientes, partes interessadas e principalmente, o consumidor final e colabora com a prevenção, controle e mitigação da COVID-19.
Nessa perspectiva, podemos observar os principais benefícios:
1. Confiança e garantia ao consumidor.
2. Mais credibilidade.
3. Maior valor agregado.
4. Transparência.
5.Reconhecimento internacional aplicável a todos os entes da cadeia produtiva de alimentos;
6.Redução de perdas financeiras significativas atuando preventivamente na identificação e controle dos riscos reduzindo custos com retrabalho, desperdício e recolhimento de produtos.
Quem pode se certificar:
Pode e deve ser aplicado a qualquer empresa da indústria de alimentos. Assim como, agricultores, fabricantes e transportadoras e até mesmo varejistas.

Agende uma video conferência sem compromisso e sem custos. Será um prazer conhecê-los.