probare Empresa Consultoria Empresarial São Paulo , treinamento bpm processo six sigma iso 9000 startup implantações melhorias

ISO 22001 - Segurança Alimentar

 

A norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da Alimentação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade. 

 

A norma tem como principio geral a adopção pela organização de um conjunto de requisitos, processos e controlos com o objectivo de mitigarem e gerirem adequadamente o risco da organização. 

Milhões de entidades no mundo utilizam as práticas documentadas no Standard e usufruem dos benefícios da sua adoção, sendo que, as entidades que assim o desejem podem também certificarem-se, demonstrando assim de forma idónea que cumprem os requisitos e os processos constantes na norma. 

 

ISO 22001 é uma norma verdadeiramente internacional, adequada a todos os negócios da cadeia alimentar, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.

 

A ISO 22001 também é adequada para empresas que buscam integrar o seu sistema de gestão da qualidade, por exemplo, a ISO 9001, e o seu sistema de gestão de segurança de alimentos.

 

A norma combina elementos essenciais e geralmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, incluindo:

 

  • Comunicação interativa

  • Gestão de sistema

  • Controle de riscos de segurança de alimentos através de programas de pré-requisitos e planos HACCP

  • Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos

 

Principais vantagens:

 

Há muitas vantagens ao implementar um sistema de segurança de alimentos.

Primeiro, pois vivemos num cenário pós pandemia (ou em meio á).

Depois, porque é um padrão internacional e abre as portas para fazer negócio dentro e fora do país. 

Valoriza seu produto e possibilita estabelecer relações comerciais com clientes mais exigentes.

 

Vantagens internas, pois toda metodologia ISO de gestão proporcionará ao seu negócio alto nível de maturidade, visibilidade e estratégia gerencial. Com ênfase sobre a metodologia PDCA (Plan – Do – Check – Act). Propõe uma separação em dois ciclos. Sendo o primeiro, focado em sistema de gestão. Enquanto que o segundo, é focado na operação abrangendo os princípios de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

 

As consequências do consumo e fornecimento de alimentos inseguros podem ser graves e os padrões de gestão de segurança de alimentos da ISO ajudam as organizações a identificar e controlar os riscos à segurança de seus produtos.

 

 

A Norma ISO 22000 proporciona benefícios tanto para e empresa que implementa quanto para os fornecedores, clientes, partes interessadas e principalmente, o consumidor final e colabora com a prevenção, controle e mitigação da COVID-19.

Nessa perspectiva, podemos observar os principais benefícios:

 

1. Confiança e garantia ao consumidor.

2. Mais credibilidade.

3. Maior valor agregado.

4. Transparência.

5.Reconhecimento internacional aplicável a todos os entes da cadeia produtiva de alimentos;

6.Redução de perdas financeiras significativas atuando preventivamente na identificação e controle dos riscos reduzindo custos com retrabalho, desperdício e recolhimento de produtos.

 
Quem pode se certificar:

 

Pode e deve ser aplicado a qualquer empresa da indústria de alimentos. Assim como, agricultores, fabricantes e transportadoras e até mesmo varejistas.

 Agende uma  video conferência sem compromisso e sem custos. Será um prazer conhecê-los.