Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional objetiva transformar a área de RH, num RH estratégico cuja atuação está alinhada aos planos de negócios. O RH deve funcionar como agente de mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano, apoiando iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio. Sendo a Pesquisa de Clima Organizacional a principal ferramenta para esta transformação.
O que é Clima?
Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.
O que é Pesquisa de Clima Organizacional?
É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Este instrumento também é bastante adequado como ferramenta de auxilio a mudanças de culturas, como por exemplo, a necessária para tornar a empresa compliance LGPD.
Razões para Pesquisar o Clima
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Para criar uma base de informações, identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima;
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Orientar a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.
Resultados Esperados
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Elevação do índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós".
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Elevação da fé na empresa e o prazer em fazer parte dela;
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Atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Ampliar seus índices de competitividade ( Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização, constroem ambientes competitivos e criativos)
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.
Resultados esperados:
As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima são:
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O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
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Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
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Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
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Otimizar a comunicação;
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Minimizar a burocracia;
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Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
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Enfocar o cliente interno e externo;
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Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
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Aumentar a produtividade;
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Diminuir o índice de rotatividade;
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Criar um ambiente de trabalho seguro;
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Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
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