​Pesquisa de Clima Organizacional
Empresa Consultoria Empresarial São Paulo , treinamento bpm processos gestão  six sigma iso 9000 startup implantações melhorias 6sigma assessoria plano de negócio melhorias iso9000 iso14000 gestao ambiental recrutamento e seleção desenvolvimento rh

A Pesquisa de Clima Organizacional objetiva transformar a área de RH, num RH estratégico cuja atuação está alinhada aos planos de negócios. O RH deve funcionar como agente de mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano, apoiando iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio. Sendo a Pesquisa de Clima Organizacional a principal ferramenta para esta transformação.

 

O que é Clima?

Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

 

 
O que é Pesquisa de Clima Organizacional?

 É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Este instrumento também é bastante adequado como ferramenta de auxilio a mudanças de culturas, como por exemplo, a necessária para tornar a empresa compliance LGPD. 

 

Razões para Pesquisar o Clima

  • Para criar uma base de informações, identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima;

  • Orientar a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

 

Resultados Esperados

  • Elevação do índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós".

  • Elevação da fé na empresa e o prazer em fazer parte dela;

  • Atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.

Ampliar seus índices de competitividade ( Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização, constroem ambientes competitivos e criativos)

 

 

Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

 

Resultados esperados:

 

As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima são:

  • O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;

  • Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;

  • Integrar os diversos processos e áreas funcionais;

  • Otimizar a comunicação;

  • Minimizar a burocracia;

  • Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;

  • Enfocar o cliente interno e externo;

  • Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;

  • Aumentar a produtividade;

  • Diminuir o índice de rotatividade;

  • Criar um ambiente de trabalho seguro;

  • Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.

 

 

 Agende uma  video conferência sem compromisso e sem custos. Será um prazer conhecê-los.